Rodovia SC-114

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Pavimento de concreto em Santa Catarina

SIE determina estudos comparativos entre pavimento de concreto e pavimento flexível

A Diretoria de Projetos da SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina), responsável pelos projetos de pavimentação rodoviária do Estado, determinou que a partir de 01/12/2020 toda empresa projetista que vencer uma licitação do órgão deverá apresentar, para a obra em questão, um estudo comparativo entre pavimento flexível (asfalto) e pavimento de concreto. “Com a medida, o governo catarinense espera ter mais subsídios técnicos e econômicos para tomar a decisão na escolha da tecnologia de pavimentação de cada projeto”, relata o representante da Regional Sul da ABCP, engenheiro Dejalma Frasson Junior.

A nova orientação da SIE, que consta dos termos de referência da Diretoria para elaboração de projetos de pavimentação, reflete um convênio assinado no fim de 2019 entre o órgão e a ABCP. Na ocasião, um termo de cooperação técnica tornou a ABCP uma parceira do Estado para análise de viabilidade de projetos de pavimento de concreto. No escopo do termo estão previstos treinamentos dos técnicos com abordagens sobre especificações, métodos executivos, manutenção e controle tecnológico dos pavimentos de concreto. Esses eventos devem ocorrer em 2021.

História de colaboração

O governo de Santa Catarina já possui um histórico de relacionamento com a ABCP e de uso do pavimento de concreto em suas rodovias, entre elas a rodovia SC-390 (Serra do Rio do Rastro), na década de 1980, e a rodovia SC-301 (Serra Dona Francisca), na década de 1990. Mais recentemente, destacam-se a pavimentação das avenidas Marieta Konder Bornhausen e Manoel Florentino Machado, trecho que compreende a ligação da BR-101 ao porto da cidade de Imbituba, e a rodovia SC-114, ligando os municípios de Lages a Otacílio Costa – projeto em que a ABCP teve um papel importante, com subsídios técnicos para o desenvolvimento dos projetos, editais de licitação e execução das obras.