Hugo Rodrigues

Biblioteca/Notícias/

Pavimentar ou asfaltar. Um desafio da comunicação

Hugo Rodrigues*

O verbo asfaltar é empregado, de forma errônea, como sinônimo de pavimentar, não apenas por leigos, mas também por gestores públicos bem-preparados, profissionais experientes da construção e publicações especializadas. Não raro um jornalista escreve que se refere ao “asfaltamento” de tal rodovia, quando, na realidade, ela foi pavimentada com concreto de cimento portland.

A maioria da população, por sua vez, não identifica ou percebe a diferença entre os materiais empregados nos pavimentos de estradas e vias urbanas, razão pela qual se acostumou usar o verbo asfaltar. Daí, o desafio da indústria de cimento e concreto de corrigir a distorção, esclarecendo os diversos públicos sobre a diferença semântica. Mas a questão vai além da confusão semântica. A indústria

está empenhada em demonstrar o valor que o pavimento de concreto agrega para os usuários, traduzido pela sua durabilidade, que pode ultrapassar 30 anos, e para os contribuintes e o poder público, pela redução dos custos de manutenção. 

 

* Leia artigo completo do gerente nacional de Comunicação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), publicado em O Estadão Matogrossense (Cuiabá-MT, 29/10 a 05/11/2012).