BR-381 Norte, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares

Biblioteca/Notícias/

Começam as obras e treinamentos para a construção da BR-381 Norte

Após um período de paralisação por falta de recursos, as obras da BR-381 Norte, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, retomaram suas atividades e a previsão é que a etapa de construção do pavimento de concreto na duplicação dos lotes 3 e 7 comecem no inicio de 2017, totalizando 72 quilômetros de rodovia e um volume de 150 mil  toneladas de cimento. Após a licitação do lote 8 (29 km na saída de BH) — já especificado em concreto –, este volume deverá chegar a 211 mil toneladas de cimento. 

Para garantir a qualidade da obra, a ABCP ministrou em outubro de 2016 um treinamento para transferência de tecnologia para as equipes de técnicos e engenheiros do DNIT, além da supervisora, gerenciadora e a construtora envolvidas na obra. Na sequência, a ABCP pretende dar todo o apoio técnico na fase de construção, visando ter mais uma obra de referência para o mercado de pavimentação, tendo em vista o grande valor estratégico desta obra para o Estado de Minas.

Essa obra em pavimento de concreto é resultado do trabalho de promoção técnica iniciado pela ABCP em Minas Gerais há mais de uma década junto ao DNIT, projetistas e construtoras envolvidos neste projeto, o que mostra que a maturação de obras de infraestrutura no Brasil é de médio/longo prazo, o que exige um trabalho perene da ABCP.

Também está em estudo pelo DNIT o trecho intermediário dos lotes 4, 5 e 6, entre Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo, que poderão ser especificados em concreto, o que resultaria em mais 120 mil toneladas de cimento.